OSC 5000, Sistema Espionagem, Sistema Escuta Telefônica Detecta, triangula e localiza todos os dispositivos clandestinos de espionagem.
Que estejam transmitindo áudio e, ou, vídeo, armazenando em memória os resultados da varredura, possibilitando ao operador recuperar e comparar estes resultados, bem como realizar um levantamento prévio, identificando antecipadamente as frequências amigáveis no espectro de Radio Frequência próximas ao local onde será realizada uma determinada varredura.
Além disso, detecta transmissões de corrente carrier na fiação elétrica do imóvel e emissões de IR (infravermelho) típicas dos temidos microfones que atuam, pelo lado externo, nas janelas do prédio alvo. Como se não bastassem todas estas funções, a característica principal deste equipamento é a correlação, ou seja, a comparação entre os sinais captados através das antenas e no ambiente objeto da varredura. A função de correlação permite a programação do equipamento para, automaticamente, detectar a presença de escutas. O correlacionador omni-espectral está disponível em três versões: 3 GHz; 9 GHz e 21 GHz. O equipamento é o mesmo, mas as antenas são diferentes, variando de acordo com o alcance de detecção O correlacionador omni-espectral dispõe ainda de um módulo de análise de linhas telefônicas, possibilitando a detecção de escutas transmissoras plantadas na fiação, entretanto, cumpre-me salientar o fato de que esta função de análise de linha de telefone é restrita, pois, o correlacionador omni-espectral não é um refletômetro de domínio de tempo e, portanto, só é capaz de detectar escutas integradas a transmissores de Radio Freqüência portanto, este tipo de escuta é imediatamente detectado pelo correlacionador omni-espectral, embora, repetimos, este não seja capaz de informar ao operador a localização da mesma.
Outro aspecto importante é o fato de que o correlacionador omni-espectral não é um avaliador de junção não linear e, logo, não será jamais capaz de detectar a presença dos dispositivos de espionagem que não estejam transmitindo áudio e, ou, vídeo durante a varredura, como, por exemplo, os gravadores digitais, câmeras e microfones com fio, escutas adormecidas de Radio Frequencia e até as escutas SLD. Com relação às escutas SLD, vale ressaltar que estas até transmitem um "ping" em intervalos de tempo de cerca de dez minutos, mas este "ping", além de ser emitido em uma fração de segundo, está dentro da faixa da freqüência da telefonia celular e, assim sendo, é improvável que se possa localizar uma escuta SLD sem o detector e avaliador de junção não linear. Isto posto, é fácil concluir que o correlacionador omni-espectral é um equipamento único, exclusivo, que reúne numa mesma unidade funções vitais e literalmente indispensáveis
Voltar